Criar uma Loja Virtual Grátis
 ARG.INFORMATICA


Total de visitas: 28954
HISTÓRIA DA CIDADE DE MORENO

 

A história do município teve origem em 1616 com a chegada dos irmãos portugueses Baltazar e Gaspar Gonçalves Moreno, que compraram de um judeu converso o Engenho Catende (Nossa Senhora da Apresentação) na Ribeira do Jaboatão, instalando ali uma fábrica de açucar, passando por vários proprietários, até chegar às mãos da Família Souza Leão, em 1850.

 

O Arraial de Catende

Teve origem em 1907, com a aquisição pela Societé Belge-Brasilienne (Empresa Textil, com sede na Antuérpia, Bélgica) de 1.400 hectares de terra do Engenho Catende, de propriedade do Cel. Antonio de Souza Leão Filho, herdeiro do Barão de Morenos, que adquiriu de um primo, em 1875.

 

Vila Natan

A S.C.B.B. (Societé Cotonnière Belge-Brasilienne) foi inaugurada no dia 13 de maio de 1910, e em homenagem a um de seus diretores, o judeu Allen C. Nathan, que se distinguiu na implantação da fábrica, foi dado o nome de Natham ao pequeno povoado.

 

Vila de Morenos

Por força de Lei Municipal Nº 126 de 08 de março de 1920, foi criado o Distrito, com a denominação de VILA de Morenos, pertencente ao município de Jaboatão.

 

O Feudo

O pequeno Arraial de Catende, formado em torno de uma primitiva fábrica têxtil, com sua gente simples, pacata e ordeira, transformou-se em um Feudo da S.C.B.B. (dirigido por ingleses, franceses, holandeses e belgas) Que mantinha a Escola, a Igreja, o Cemetério, a Banda de Música, a Energia Elétrica, Assistência médico-odontológicas, o Campo de Futebol, os Clubes Recreativos, a Vila Operária (uma das mais bonitas do estado, com suas casa em estilo belga) constituindo-se o fator primordial do surto de progresso da terra.

 

Metrópole dos Eucaliptos

Nas décadas de 20 a 50 a S.C.B.B. desenvolveu o plantio de eucaliptos, oriundos da Austrália (mais de dois milhões de pés) que invadio o ar morenense com o seu agradável cheiro, o que valeu a cidade o renome de "Metrópole dos Eucaliptos". Depois de uma campanha sem tréguas, liderada pelo jornalista João Carneiro da Cunha e outros líderes comunitários e vencer galhardamente, ocultas e poderosas forças políticas, a pequena Vila foi, enfim, elevada à categoria da Cidade. Sob a denominação de: Cidade de Morenos, através da Lei Estadual Nº 1931, de 11 de setembro de 1928, sancionada pelo então Governador do Estado Dr. Estácio de Albuquerque Coimbra. Cidade do Moreno, o topônimo Morenos foi simplificado para Moreno pelo Decreto Lei Nº 235 de 09 de dezembro de 1938, sob alegação do jornalista e historiógrafo Mário Melo, de que o antigo proprietário do histórico Engenho Catende (1616) foi o portugues Baltazar Gonçalves Moreno, de onde lhe vem o nome.

1ª Escola: "Externato Cotonnière" mantida pela fábrica para os filhos dos operérios do Arraial Catende, em 1908, sendo sua primeira diretora a Profª Laura da Silva Freitas. 1ª Igreja: Capela de São Sebastião (1745) construída por trás da Casa Grande do Engenho Catende, por Domingos Bezerra Cavalcanti, seu então proprietário. Foi Matriz até 1930.

1º Grupo Escolar Estadual: Sofronio Portela (29 de setembro de 1946), sendo sua primeira Diretora, a Sra Hilda de freitas Xavier, seguindo-se por Targélia Peixoto e a escritora e poetisa Brandina Rocha, com excelente atuação pedagógica.

1º Ginásio Estadual do Moreno: 1º de março de 1966, foi criada por força de um abaixo-assinado da comunidade, sob a liderança da Professora Brandina Rocha e seus alunos. O citado Ginásio (hoje, Escola Cardeal D. Jaime Câmara) ficou sob a direção do Padre Antonio Rufino de Melo e Silva. Assumindo a direção, logo após a sua inauguração, a Profª Brandina Rocha.

LEI Nº 01

O conselho municipal de Morenos decreta:

Art. 1º - o orçamento desta município, para o exercício financeiro de 1929, é fixado em 77.000$000 (setenta e sete contos de réis).

Art. 2º - revogam-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões d Conselho Municipal de Morenos, em 29 de novembro de 1928.

Antonio de Souza Leão - Presidente
João Vieira da Cunha - 1º Secretário
Cândido de Moraes Filho - 2º Secretário
Publique-se:
Euclides José de Souza Leão - Prefeito

 

BRASÃO E BANDEIRA

 

Bandeira de Moreno
A constituição da bandeira encerra o seguinte significado:
  • Branco e Azul – cores do baronato do Moreno;
  • Roda de Engenho – símbolo da fonte da cidade, o Engenho Catende;
  • Ramos de eucalipto – símbolo das verdes colinas;
  • Cana-de-açúcar – representando a monocultura do município;
  • Algodão – simbolizando a matéria-prima da fonte econômica do município.
Foram idealizados pela Mestra Sevy Rocha a convite do então prefeito do município Raul Alves de Melo. No dia 21 de novembro de 1965, em frente a sede da prefeitura do Moreno, fazia-se pela primeira vez o hasteamento do pavilhão do município, bem como a entoação do seu hino.
Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional